De acordo com o CBO (categoria Brasileira de Ocupações) número: 2515-50 do MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, é da competência do profissional Psicanalista:

• Avaliar comportamentos individuais, grupais e instrumentais .

TRIAR casos, entrevistar pessoas, levantar dados adequados, observar pessoas e situações e problemas, escolher o instrumento de avaliação, aplicar instrumento de avaliação, sistematizar informações, elaborar diagnósticos, elaborar pareceres, laudos e perícias, responder a quesitos técnicos judiciais, devolver resultados ( devolutiva).

• Analisar, tratar indivíduos, grupos e instituições .

Propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais, oferecer suporte emocional, tornar consciente e inconsciente, propiciar uma criação de vínculos pacientes-terapeutas, interpretar conflitos e questões, promover o desenvolvimento das relações interpessoais, promover desenvolvimento da percepção interna, mediar grupos, famílias e instituições para solução de conflitos, dar aula.

• Orientar indivíduos, grupos e instituições.

Propor alternativas para solução de problemas, com informações sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, aconselhar pessoas, grupos e famílias, orientar grupos profissionais, orientar grupos específicos (pais, adolescentes, etc., avaliar como instituições).

• Acompanhar, grupos e instituições .

Acompanhar impactos em intervenções, acompanhar o desenvolvimento e evolução do caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais sem formação e especialização, acompanhar resultados de projetos, por exemplo, em particular.

 

• Educar, grupos e instituições .

Estudar caso em grupo, artigos de caso, ministrar aulas, supervisionar profissionais da área e áreas afins, realizar trabalhos para desenvolvimento de competências e oportunidades profissionais, formar psicanalistas, desenvolver cursos para grupos específicos, confeccionar manual educativo, desenvolvimento de conhecimentos cognitivos, acompanhar resultados de curas, treinamento.

• Desenvolver pesquisas experimentais, teóricos e clínicas.

Investigar o psiquismo humano, investigar o comportamento individual e grupal e institucional, definir o problema e objetivos, pesquisar bibliografias, definir metodologia de ação, estabelecer o parâmetro de pesquisas, construir instrumentos de pesquisa, coletar dados, organizar dados, copiar dados, fazer leitura de dados, produtos integrados de estudos de caso.

• Coordenação de equipamentos de atividades .

Planejar como atividades da equipe, programar atividades gerais, programar atividades da equipe, distribuir tarefas, equipe de trabalho, monitorar atividades das equipes, preparar reuniões, reuniões coordenadas, coordenar grupos de estudos, organizar eventos, avaliar projetos e projetos, avaliar e executar como ações.

• Participar de atividades para consenso e divulgação profissional.

Participar de palestras, debates, entrevistas, seminários, simpósio, participação de reuniões científicas (Congressos, etc.), artigos publicitários, ensaios de livros científicos, participação de comissões técnicas, participação de conselhos municipais, estaduais e federais, participação de entidades de classe Participação de eventos junto a meios de comunicação, divulgação prática de psicólogo e do psicanalista, fornecer subsídios estratégicos organizacionais, fornecer subsídios à formação de políticas organizacionais, buscar parcerias, etica e organizacional.

 

• Realizar tarefas administrativas

Redigir pareceres, redigir relatório, agenciar atendimentos, receber pessoas, organizar prontuários, criar cadastros, redigir ofícios, memorandos e despachos, compor reuniões administrativas técnicas, fazer levantamento estático, comprar material técnico, contas de dívida.

• Competências Demonstrar

Manter sigilo, cultivar a ética, demonstrar ciência sobre o código de ética profissional, demonstrar ciência sobre uma legislação pertinente, demonstrar bom senso, respeitar os limites de atuação, demonstrar continência (acolhimento), demonstrar interesse pela pessoa, ser humano, ouvir ativamente ( Saber, sinceras, incomprensivas de pressão.

 

Descrição Sumária

 

Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais, grupos e instituições, com uma finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnósticos e avaliadores de distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, conflitos e questões e acompanhamento do processo durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas que coordenam equipes e atividades de áreas afins.

 

 

CONCLUSÃO

Esta é a realidade legal da Psicanálise e dos psicanalistas no Brasil. Muito menos uma psicanálise não é uma profissão regulamentada (não tem necessidade de ser), no entanto tem amparo legal suficiente para atuar e para ser exercida como uma ocupação de elite. Tem uma relação de compatibilidade lógica com as ciências e uma epistemologia científica e histórica muito bem estruturada e reconhecida internacionalmente, ao longo dos seus 125 anos de existência, semper de forma laica e livre.

 

Fiz questão de transcrever aqui textos de legislação vigentes, de Portarias, do Pareceres do Conselho Federal de Medicina, do Conselho Federal de Psicologia e da CBO do Ministério do Trabalho, determinando como áreas de competência própria da ocupação profissional do Psicanalista. E o fiz com o objetivo de tirar as dúvidas dos psicanalistas de nossa sociedade e de qualquer outra sociedade que porventura se sintam inseguros diante da notícia espetaculosa da internet sob um manchete "Psicanálise não pode ser exercida como profissão no Brasil" e das declarações engenhosas do Desembargador Luciano Tolentino Amaral, expressões que soam como o estrógeno de um atentado terrorista contra os direitos dos profissionais sério e dignos que exercem uma Psicanálise no Brasil.

 

Fecho este meu artigo recomendando não apenas ao citado desembarcador, mas tantos outros, bem como políticos, governantes e legisladores, que se dignem a pesquisar a história da Psicanálise, a ler mais sobre Psicanálise, pois, para este, certamente, passarão Um Tenho um conhecimento continental e, indubitavelmente, quando se trata de falar sobre Psicanálise ou pensar sobre Psicanálise, não é mais fácil.

 

Dr. Manoel Dias de Oliveira

 

Psicanalista, jornalista, escritor, doutor em Saúde Mental, Ph. D. Em Filosofia (universidade americana), diplomata, membro da Missão Diplomática Americana  de Relações Internacionais, Diretor da FAMÉ e Presidente da Sociedade Psicanalítica SulAmericana, dentre outros.

Por que estudar online?

Como hoje em dia passamos uma maior parte da nossa vida on-line, torna-se claro que é melhor que a nossa vida acadêmica para um ambiente online também. O que é o que é o que você quer dizer é o que é o que você quer? 

Personalização

Esta é uma maneira de aprender, mas é difícil encontrar alguém que não difere na premissa de cada indivíduo aprende de uma maneira diferente. Alguns aprendem melhor visualizando coisas, enquanto outros podem beneficiar com uma leitura de um texto, estruturado e ordenado. Sabemos disso por experiência própria. Uma acessibilidade recente de livros de áudio e divulgação. O que é um estudo online pode oferecer-se aos alunos uma possibilidade de aprender da maneira que melhor se adaptar às suas necessidades.

 

Depois de intensas pesquisa concluímos que o aluno estuda por internet, mas ainda prefere apostilas impressas para estudar no momento que quiser e onde quiser. Este diferencial tornou-se um novo marco sem estudo a distância.

O estudo a distância os valores são menores do que os presenciais:

CURSO DE FORMAÇÃO PSICANALÍTICA o alunos formam como Psicanalista Clinico 

CURSO EM FORMAÇÃO NEURO PSICANALÍTICO uma especialização para formação do Neuro Psicanalista  

CURSO DE FORMAÇÃO EM SEXOLOGIA ou alunos como formados como Sexólogo

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LIVRE EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 

 

Fundada com uma experiência de profissionais altamente conceituados nas áreas de psicanálise, psicologia e medicina, atendendo a necessidade do mercado, na qualificação de médicos, psicólogos, assistentes socais, profissionais ligados à sua iniciativa mental e leigos, desenvolva-se uma linguagem de fácil entendimento e sem fugir dos conceitos freudianos e junguianos, tendo uma consciência da nossa responsabilidade de nossos alunos, estarão desenvolvido uma profissão de extrema responsabilidade.   

 

Todos os professores da Escola Superior Psicanálise possuem qualificação formal para ensino de psicanálise e receberam treinamento para ensinar a alunos brasileiros. Uma aplicação adequada de metodologia, respaldada por métodos comprovadamente bem-sucedidos e instrutores de alto nível e motivados são o segredo da nossa.

 

A Ouvidoria é um canal de comunicação que tem por objetivo realizar a análise das manifestações de forma isenta e imparcial. 

Quando você poderá recorrer a esse serviço?

Estamos disponíveis sempre que necessário, sendo esta uma instância recursal. Desta forma para que possa relatar sua manifestação na Ouvidoria, é imprescindível que já tenha contatado nossas outras formas de atendimento ou interação e discorde da decisão que foi apresentada.

Sua solicitação em boas mãos

Com a sua solicitação em mãos, o Ouvidor poderá esclarecer, justificar ou reformar uma decisão adotada pela Instituição. E tenha certeza que tudo será analisado com o mais absoluto cuidado.

 

Formas de atendimento da Ouvidoria

Estamos disponíveis nas seguintes formas de atendimento:

Para nossos alunos e ex-alunos, através do Campus Virtual, menu Atendimento, ícone Ouvidoria.

Para demais públicos, através dos e-mais  abaixo:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Estamos selecionado professores, psicólogos,psicanalistas e médicos

 Hoje, somos uma das maiores escolas de Educação livres de psicanálise do Brasil com mais de 400  alunos  modalidades presenciais e a distância.

Em atenção à nossa Missão, Visão e Valores, garantimos acesso a uma educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento cientifico, tecnológico, cultural e social das comunidades onde atuamos, sempre com fundação ética e responsabilidade social. Temos um modelo de ensino e inovador, com apoio de tecnologias de alto desempenho.

Na ESP, EDUCAMOS PARA TRANSFORMAR e tratamos com as pessoas como gostariamos de ser tratados. Aqui você vai encontrar um ambiente de integração,  de reconhecimento e de respeito. Como pessoas são nosso maior patrimônio.

Valorizamos trabalho em equipe, espírito empreendedor, senso de urgência, capacidade de realização, flexibilidade e integridade. Perseguimos excelência na prestação dos nossos serviços, agindo como donos e colocando paixão naquilo que fazemos. Afinal, o aluno é a nossa razão de ser.

Essas são algumas das razões pelas quais um ESP está em desenvolvimento permanente, avaliando possibilidades e  pessoas muito especiais para integrar o nosso tempo.

Se você quer integrar nossa equipe, acesse os links abaixo de acordo com sua atuação profissional e preenchimento todos os dados.

, envie seu currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

 

REGULAMENTO INTERNO E DISPOSIÇÕES REGIMENTAIS

O presente regulamento está em vigor.

Compromisso por Adesão. Devendo ser observado e respeitado pelo Aluno.

1. É vedado ao Aluno / Cliente ingressar às salas de aulas com aparelhos eletrônicos tais como gravadores,

filmadoras, câmeras fotográficas e outros da mesma natureza.

2. É vedado o ingresso nas salas de aulas com qualquer espécie de alimentos e bebidas.

3. É terminantemente proibido fumar em salas de aulas ou de atendimento.

4. Qualquer material que seja negativo para causado pelo Aluno / Cliente nas dependências do

estabelecimento de ensino de sua inteira responsabilidade sem desenvolvimento

Losszos.

5. A ESP reserva-se o direito de excluir em qualquer tempo o Aluno / Cliente que comporta comportamento

incompatível com o bom andamento do curso / atendimento seu exclusivo critério e independentemente de

notificação prévia, bem como, não existe obrigada a devolução de valores já pagos ou qualquer outra forma

da indenização.

6. Consideramos que o CURSO aborda questões culturais e emocionais do ser humano, e vedado o aluno

abordar questões de segurança durante as aulas e vivencias, facultando a professores observar qualquer

Adaptado e recomendado como providencias conforme segue:

a) - Recomendar um ESP um exclusão do ALUNO que é um comportamento incompatível com o bom

andamento do CURSO descrição detalhada do item 5 supra.

b) - Seja advertido verbalmente pelo Coordenador do CURSO sobre uma inadequação de comportamento

durante como Aulas.

c) - Seja advertido por escrito nos casos de persistir e reincidir em seu comportamento inapropriado

conflito com como normas e diretrizes didáticas.

 

7. Para matricular-se o Contratante ou Aluno, deve apresentar os documentos:

I - Cópia da Carteira de Identidade;

II - Cópia do CPF;

III - 1 Fotografia 3X4;

IV - Cópia Comprovante de Residência.

V -Cópia Comprovação escolar: Certificado Segundo grau ou Diplomas de cursos superiores.

A partir de dados de assinatura do Termo de Acordo e Compromisso por Adesão e consequente pagamento

Da taxa administrativa de inscrição O Aluno tem ciência que não é um devolvido em caso de

desistência.

8. O cancelamento / trancamento de matrícula não abona os débitos pendentes referentes às aulas já

ministradas e assinatura registradas no relatório de presença de aulas.

O cancelamento / trancamento de matricula do (s) Módulo (s) precisa ser comunicado por escrito

especificando os custos para administração de CURSO, com pelo menos 30 (trinta) dias de

antecedência.

9. Entrega do Módulos

Cada Módulo conforme o Termo de Acordo e Compromisso por Adesão deve ser solicitado pelo Aluno

mediante pagamento das mensalidades, vigente na ocasião da solicitação junto a Secretaria Administrativa

do Curso. Para alunos a distância será enviada via correio.

10. O Certificado de formação: em Psicanálise será obtido pelo Aluno após concluir como cargas teóricas,

Experiência e prática terapêutica do Curso mediante pagamento de uma taxa equivalente à época da

solicitação e em dia com suas mensalidades, bem com uma frequência mínima de 75% de assistência ás

aulas físicas e aprovação nas provas ao fim de cada Módulos.

11. Para os alunos com a remoção de seus certificados de conclusão do Curso após uma aprovação das

provas enviadas via e-mails.

12. A Escola oferecer curso sem formato presencial com duração de 03 anos, os dois primeiros anos são matérias

curriculares e no último ano, ao longo do programa de aperfeiçoamento do padrão profissional

Usando atendimento na clínica já usando material, modelo, que usa em suas clínicas como fichas de

históricos (anamnese), formulários de encaminhamento etc. Para os alunos a distância a supervisão será

efetuada via internet ao vivo.Para como duvidas com professores de produtos feitos sob medida via video gravados e postado

sem site.

13. Aprovação:

Será considerado aprovado o aluno que obtiver média anual igual ou superior a 6,0 (seis) em cada

componente curricular, além de ter alcançado a frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco) nas

aulas ministradas durante os períodos letivos, computando-se como faltas do aluno por componente curricular.

14. Reprovação / Recuperação:

Todos os valores de mensalidades, taxas de administração de Certificados de segurança ser revistos conforme

Presente o Termo de Acordo e Compromisso por Adesão e ainda de conformidade com a variação do IGPM

 da Fundação Getúlio Vargas ou outro que reflita uma desvalorização da moeda. O aluno deve ficar com o

compromisso de pagamento das mensalidades pelo tempo de recuperação da matéria até conseguir

aprovar ou enviar informações de cancelamento conforme item 08.

15. PAGAMENTOS Formas de Pagamento: Os pagamentos das mensalidades só de seropositivos.

agências do Banco ou na Tesouraria da Escola.  Como mensalidades pagas até o dia 02 de cada mês terão

desconto de 5%.  À ​​medida que as mensalidades se tornam pagas até o dia 05 de cada mês. Após este dado, haverá

um acréscimo de multa de 10% (multa contratual) mais os juros vigentes.  O Setor financeiro salienta a

necessidade de todos os clientes em dias com pagamentos mensais.  Na falta de

pagamento de qualquer mensalidade, como são referências contidas no Termo de Acordo e

Compromisso por Adesão. Comprovante de Mensualidade - Solicitamos aos senhores que guardam todos os

comprovantes (recibos) dos pagamentos efetuados e quitados para o seu maior controle e comodidade.

Taxas Extras - Serão cobradas taxas extras referentes a segunda via de documentos e a cargo a cargo

de provas: - Recuperação Paralela -

A ESCOLA TEM POR FINALIDADE E OBJETIVO OFERECER SERVIÇOS EDUCACIONAIS para

formação de alunos sem curso de aconselhamento psicanalítico conforme sua classe e currículos

aprovados pelo conselho da ESP e aceitos no ato pelos alunos, bem como, uma contratação e troca de

professores que melhor convier. Professores psicanalistas, psicólogo, assistente social, médico.

OO Contratante ou Aluno ou outro responsável, declara ter pelo conhecimento do presente

Regulamento Interno e Disposições Regimentais que fazem parte integrante do Termo de Acordo e

Compromisso por Adesão.

 

As partes firmam e aceitam o presente para produzir, se necessário, todos os efeitos legais. Li, ouvi

entendi todos os itens deste presente Regulamento.

 

São José dos Campos, _____ de __________________de___.

 

Nome do Aluno: ___________________________________________________________.

It's easy to get started creating your website. Knowing some of the basics will help.

What is a Content Management System?

A content management system is software that allows you to create and manage webpages easily by separating the creation of your content from the mechanics required to present it on the web.

In this site, the content is stored in a database. The look and feel are created by a template. Joomla! brings together the template and your content to create web pages.

Logging in

To login to your site use the user name and password that were created as part of the installation process. Once logged-in you will be able to create and edit articles and modify some settings.

Creating an article

Once you are logged-in, a new menu will be visible. To create a new article, click on the "Submit Article" link on that menu.

The new article interface gives you a lot of options, but all you need to do is add a title and put something in the content area. To make it easy to find, set the state to published.

You can edit an existing article by clicking on the edit icon (this only displays to users who have the right to edit).

Template, site settings, and modules

The look and feel of your site is controlled by a template. You can change the site name, background colour, highlights colour and more by editing the template settings. Click the "Template Settings" in the user menu.

The boxes around the main content of the site are called modules. You can modify modules on the current page by moving your cursor to the module and clicking the edit link. Always be sure to save and close any module you edit.

You can change some site settings such as the site name and description by clicking on the "Site Settings" link.

More advanced options for templates, site settings, modules, and more are available in the site administrator.

Site and Administrator

Your site actually has two separate sites. The site (also called the front end) is what visitors to your site will see. The administrator (also called the back end) is only used by people managing your site. You can access the administrator by clicking the "Site Administrator" link on the "User Menu" menu (visible once you login) or by adding /administrator to the end of your domain name. The same user name and password are used for both sites.

Learn more

There is much more to learn about how to use Joomla! to create the website you envision. You can learn much more at the Joomla! documentation site and on the Joomla! forums.

Mais Artigos...

Subcategorias